Não obstante ter tido já o prazer de ler obra sua de grande fôlego e engenho e também algumas peças menores de não menos valia, o certo é que o conhecido Miguel Sousa Tavares, invariavelmente metido lá no seu pedestal de cacos, tem o condão de, com a sua infinita arrogância, irritar muita gente, eu incluído.
No entanto, de quando em vez, sai-se com uma ou outra em que, palavra de honra, se estivesse ao pé do homem, dava-lhe um abraço sincero. É que por vezes, sai lá do Limbo em que invariavelmente se posta, e diz umas verdades, duras como punhos.
"Em minha opinião, o VITÓRIA DE SETÚBAL é a pior equipa do campeonato e a sua descida aos infernos da Liga de Honra é absolutamente natural e justificada. Passa-se com o VITÓRIA a mesma coisa que se passa com a própria CIDADE DE SETÚBAL.
Há 20 anos atrás, SETÚBAL tinha todas as condições para se transformar numa cidade modelo, em termos de urbanismo e qualidade de vida:
. dimensão adequada . espaço para se desenvolver harmoniosamente
. possibilidade fácil de recuperar o centro histórico e ligá-lo ao rio
. condições naturais excepcionais
. estuário do Sado aos pés
. o mar em frente
. a montanha ao lado
. praias magníficas
. frente de rio única
. avenidas largas
. praças suficientes, enfim, tudo ou quase tudo.
Mas vieram os MATA CÁCERES e outros ARTISTAS do PODER LOCAL e transformaram SETÚBAL numa COISA CAÓTICA e ABERRANTE, com urbanizações dignas de SUBÚRBIO AFRICANO, esculturas PSEUDOMODERNAS HORRENDAS, o triunfo do PATO-BRAVISMO, do MAU GOSTO e da gestão SEM PLANEAMENTO nem IDEIAS.
Também o futebol do VITÓRIA chegou a encantar Portugal e a surpreender a Europa. Mas depois, as FORÇAS VIVAS da cidade, ou seja, os mesmos ARTISTAS que DESTRUÍRAM A BELEZA DE SETÚBAL, tomaram conta do clube e demonstraram que eram tão bons a dirigi-lo como a fazer a cidade.
Hoje a CIDADE é UMA DOR DE ALMA e o CLUBE um CADÁVER ADIADO.
* * *
Bene dixit!
Sim, que ninguém fale em injustiça. Estamos a receber o que merecemos. Uns, porque fizeram o que fizeram; outros, porque deixaram que se fizesse.
E a história não pára aqui. Tem continuado. A co-incineração e o protelamento da concessão da Secil aí estão para o comprovar.
Tomei conhecimento do texto de MST, por amabilidade de A.Alves.
...