Os portugueses têm de salvar-se de si próprios, para salvarem Portugal

sexta-feira, 18 de janeiro de 2008

1419. A Autoridade de Supervisão da Actividade Bancária

Está a ter lugar, ainda neste momento, na AR, a audição da "... diz que é uma espécie de Autoridade de Supervisão da Actividade Bancária", a propósito do chamado caso MillenniumBCP, em que se conclui que realmente houve uma escandaleira sem nome nem tamanho, mas em que, uma vez mais em Portugal, ninguém é culpado nem tem responsabilidades. A nojeira do costume!

Aqui têm, vocelências, "o chefe" (traduza para italiano, se preferir) da "diz que é uma espécie de autoridade de supervisão da actividade bancária", muito crispado, botando falação, tentando, sem o conseguir, responder a questões e dúvidas que lhe foram colocadas pelo deputado Patinha Antão.
Parece, pelo gesto e pelo facies, estar muito incomodado e dizendo algo parecido com:
- Eh, pá! Cala-te para aí, que quem sabe disto sou eu, que sou "a autoridade" e estás a incomodar-me, porra!


* * *

Aqui têm, vocelências, novamente "o chefe" (traduza para italiano, se preferir) da "diz que é uma espécie de autoridade de supervisão da actividade bancária", mais crispado ainda, botando falação, tentando, sem conseguir, responder a questões e dúvidas que lhe foram colocadas pelo deputado Patinha Antão.
Parece, pelo gesto de dedo em riste - muito em voga ali para os lados de Mouse's Square - e pelo facies, estar muito incomodado e dizendo algo parecido com:
- Catano, pá! Já te avisei... Cala-te para aí, que "a autoridade" sou eu!...

* * *

Aqui têm, vocelências, uma vez mais "o chefe" (traduza para italiano, se preferir) da "diz que é uma espécie de autoridade de supervisão da actividade bancária", no cume da crispação, botando falação, tentando, sem conseguir, responder a questões e dúvidas que lhe foram colocadas pelo deputado Patinha Antão.
Parece, pelo gesto e pelo facies, estar terrivelmente transtornado e dizendo algo parecido com:
- Chiça! Não és porreiro, pá! Então, para grandes males grandes remédios... Calas-te ou... Bem, já sabes como é... Lembra-te do Coelhone! Quem se mete com o PS...

* * *

Aqui têm, para sossego de vocelências, o deputado Patinha Antão, 8 minutos após a ameaça, ainda vivo, inteiro e não esmurrado por "o chefe" (traduza para italiano, se preferir) da que "diz que é uma espécie de autoridade de supervisão da actividade bancária".
Parece, pelo gesto e pelo facies, estar muito aliviado por se ter livrado, desta vez e sem exemplo, de uma valentíssima carga de porrada, pelo atrevimento de interpelar "o chefe"
(traduza para italiano, se preferir) :
- Livra! Desta safei-me. Da próxima, ou não falo ou sento-me mais longe de "o chefe" (traduza para italiano, se preferir).

* * *

Aqui me penitencio por me ter atrasado na recolha de imagens.

É que vocelências iriam partir o coco (com vossa licença, claro!) vendo as caras, carinhas, caretas e caraças! que o chefe (traduza para italiano, se preferir) foi fazendo, enquanto Patinha Antão lhe foi levantando questões e fazendo perguntas.

Sou mesmo levado a crer que, quem não viu, terá todo o interesse - se se quer divertir à tripa forra, evidentemente! - em requisitar ao Parlamento ou à Sic Notícias a gravação.


Há muito tempo que não me ria tanto! Que grande humorista! Mr Bean para a reforma, já!
...

2 comentários:

Isabel Magalhães disse...

Ruben;

Não vi, que pena... não estive em casa mas, pelo seu artigo, já faço uma ideia.

Este é mais um para rir e chorar, à vez!

[]
I.

Ruvasa disse...

Viva, Isabel!

Foi de rir até às lágrimas!

Ridículo!

E as justificações para não ter actuado?
O que disse, esvaziou completamente de razão de ser a existência do Banco de Portugal. Não serve para nada mesmo.

Duplamente ridículo!

Foi pena que ninguém lhe tivesse perguntado que estava ele a fazer no Banco de Portugal, mas perguntado directamente e à bruta. Assim:

- Diga-me cá, ó "o chefe" (traduza para italiano, se preferir) da "diz que é uma espécie de autoridade de supervisáo da actividade bancária", afinal o que é que "o chefe" (traduza para italiano, se preferir) está lá a fazer?

E o mesmo se diga em relação à "diz que é uma espécie de Comissão dos Mercado de Valores Mobiliários", vulgo CMVM, à data do regabofe liderada pelo actual ministro das finanças.

[]

Ruben