Aqui vão sendo deixados pensamentos e comentários, impressões e sensações, alegrias e tristezas, desânimos e esperanças, vida enfim! Assim se vai confirmando que o Homem é, a jusante da circunstância que o envolve, produto de si próprio. 2004Jul23
quarta-feira, 14 de maio de 2008
1557. A evolução tectónica da Terra
Ao princípio, período Permiano, (há 225 milhões de anos) era apenas um. Continente. Pangea ou Pangéia (vocábulo grego) de seu nome, com o significado de "toda a Terra" (pan->toda)+(gea->terra), um só bloco.
Estava rodeada por um igualmente único mar. O Pantalassa, ou seja, todo o mar (pan->todo)+(talassa->mar).
Há 225 milhões de anos, muito antes dos dinossauros, portanto.
***
No período Triássico ou Jurássico Superior (há 200 milhões de anos) deu-se a primeira grande fissura no todo, formando-se então dois grandes continentes, um a norte - Laurásia (actual hemisfério norte) - e outro a sul, Gondwana (hemisfério sul).
Laurásia, por sua vez, era constituída por dois enormes continentes: América do Norte e Eurásia (Europa e Ásia).
Por sua vez, Gondwana continha todo o actual hemisfério Sul, desde a América do Sul até à Nova Zelândia, incluindo ainda a Índia.
***
Ao longo dos tempos prosseguiu a deriva das placas tectónicas e, com ela, inevitavelmente, a separação dos continentes, até à sua actual localização e especificidades. E a deriva vai continuando e as suas consequências fazendo-se notar, com efeitos em muitas áreas, designadamente nas alterações climáticas.
...
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário