Os portugueses têm de salvar-se de si próprios, para salvarem Portugal

sábado, 14 de fevereiro de 2009

1954. Freeport - Ministério Público em pé de guerra


Ministério Público
Magistrados revoltados contra Pinto Monteiro por causa do caso Freeport

As peripécias do caso Freeport estão a incendiar o Ministério Público, gerando um ambiente de revolta entre os magistrados contra Pinto Monteiro. E ninguém percebe que ele vá investigar a actuação de um departamento directamente dependente dele próprio – o DCIAP


Há quem considere que, passadas várias semanas desde as primeiras notícias, o PGR deveria ter tomado uma posição pública de esclarecimento e defesa do trabalho do MP, contra as suspeitas lançadas pelo PS de que a investigação estaria a pautar-se pelos interesses de alegados «poderes ocultos».

Recorde-se que o ‘processo Freeport’ foi avocado há cinco meses pelo DCIAP (Departamento Central de Investigação e Acção Penal), que organicamente é um órgão da Procuradoria-Geral da República – e, portanto, da responsabilidade de Pinto Monteiro.

Também são considerados excessivos os comunicados e depois as entrevistas da directora do DCIAP, Cândida Almeida (sempre salientando que Sócrates «não é suspeito», contra as provas invocadas na carta rogatória dos ingleses) e o anúncio do Conselho Superior do MP, esta segunda-feira, de que vai apoiar o PGR no apuramento de eventuais irregularidades – quando Pinto Monteiro sempre esteve a par da tramitação do processo.

Segue em "Sol", edição impressa



1 comentário:

Agnelo Figueiredo disse...

Um tipo decente, se suspeito de corrupção, só tem uma coisa a fazer: imediatamente autorizar o MP a consultar todos os seus registos bancários e imobiliários!