Sem o parecer positivo do ICN, o Freeport nunca teria visto a luz do dia. Uma hipótese que esteve prestes a acontecer já que só à terceira é que o ICN aprovou o projecto.

A entidade presidida na altura por Carlos Guerra tinha o poder de veto em termos técnicos e rejeitou a projecto em finais de 2001, mas em Março de 2002 viabilizou a obra desde que fossem feitas algumas alterações.

Um parecer que serviu de base ao então secretário de Estado do Ambiente para assinar a obrigatória declaração de impacte ambiental.

Contactado pelo Expresso, o actual director do Gabinete de Políticas e Planeamento do Ministério da Agricultura admite que trabalhou directamente para Manuel Pedro entre Fevereiro e Dezembro de 2004. Lembra também que durante esse período não tinha qualquer ligação à administração pública.

Pela mão de Manuel Pedro, o arquitecto Carlos Guerra foi depois trabalhar para uma empresa da Sociedade Lusa de Negócios que fez o plano de pormenor de outro projecto de grandes dimensões em Alcochete, o núcleo turístico da Barroca d'Alva.

Mais tarde voltou à administração pública para exercer funções na Direcção geral de Agricultura e Pescas do Norte, de onde saiu em finais do ano passado para se tornar no responsável nacional do Plano de Desenvolvimento Rural do Ministério da Agricultura.
...