Os portugueses têm de salvar-se de si próprios, para salvarem Portugal

quarta-feira, 4 de março de 2009

2016. Obama - Para memória futura

Avram Noam Chomsky,
académico norte-americano


Barack Obama é um produto da “
indústria de relações públicas que governa as extravagâncias quadrienais denominadas eleições.

RTP1 online - 15.01h

Continua aqui

Gentileza de
Aurélio Costa

...
* * *

Não vejo qualquer problema nisso. Há cerca de quatro anos que conhecemos o resultados do marketing sem substrato, diariamente lhe sentindo os efeitos.

De qualquer modo, o folclore faz parte do ritual e sem ritual não há democracia. Nem vida.

Pior do que o produto cá de casa não deve ser. No entanto, sempre direi, para que fique igualmente para memória futura, que nunca acreditei em Obama. Soa a não verdadeiro, a artifício, para não dizer mais. E, tendo prometido tudo e ainda mais o "codfish for a dime", logo que se sentou e foi acalmado, vá de começar a torcer o rabo à porca. Fatal como o destino!

Tch... tch... de gingeira a gente sabe no que acaba.

Exemplo concreto dos malabarismos - que não se fazem só por cá - está na circunstância se estar agora concluir que uma série de asneiradas, de natureza económica - mas não somente - até aqui atribuídas a GW Bush, são da efectiva autoria não do "atrasadinho" mas do seu antecessor, o tal que parecia gastar muito mais tempo a tratar da coisa da Lewinsky - e a mentir ao Congresso - do que a tratar das coisas de Estado.

Relativamente à questão do terrorismo, já tive ocasião de, há cerca de dois meses e meio atrás, referir as responsabilidades tremendas da administração Clinton no estado em que, nessa vertente, Bush recebera o legado.

Sob o ponto de vista das relações exteriores e até da economia, cá estaremos para ver como será, para depois contarmos como foi.
...

2 comentários:

Ana disse...

Uma opinião bem desassombrada.
Estes são realmente os tempos do marketing.
Sem ele já ninguém passa.
Os resultados estão à vista:
Um conjunto de líderes mundiais completamente à nora sem terem capacidade para enfrentarem, como se impunha, a crise há tanto anunciada.

Talvez se siga o renascimento de vários "Alves dos Reis" em diversos países...

A coisa tá preta mesmo e não é só para o lado do Obama...

Abraço, Ruben.

Ruvasa disse...

Viva, Ana!

Ah, pois não!

Está preta e para muitos lados. Mas não há dúvida de que o mundo atravessa uma fase de tremenda falta de liderança.

Quando em 1989, com a queda do muro de Berlim e tudo o que se lhe seguiu, os States ficaram sós, como polícias mundiais, tive oportunidade de escrever e dizer noutro forum a que então dedicava muito do meu tempo, o quanto me alegrava a perda do poderio soviético e o que de bom poderia vir para o mundo.

No entanto, manifestei o meu receio de que a ausência do "equilíbrio do terror" viesse a criar graves complicações. É que, enquanto as duas potèncias se defrontavam e se serviam dos seus peões de brega, que ao mesmo tempo controlavam para que não abusassem das "costas quentes" que os papás asseguravam, as coisas foram-se equilibrando e mantendo num certo patamar mais ou menos seguro, em meio do receio geral de que os monstros um dia perdessem o tino e se desfizessem e nos desfizessem.

A partir da destruição dessa "détente" era o desconhecido, por+em na certeza de que uma só potência jamais teria força controleira suficiente.

Não costumo ser grande profeta, mas esta era de caras. Ela aí está. E, para mal dos nossos pecados, a juntar-lhe a ausência de Churchills e outros que tais, uma vez que, ao parece que, apenas Chamberlains por aí pululam.

Abraço, amiga.

Ruben