Os portugueses têm de salvar-se de si próprios, para salvarem Portugal

sábado, 14 de março de 2009

2043. A troca

Teixeira dos Santos vai substituir Constâncio no Banco de Portugal

Teixeira dos Santos será o substituto de Vítor Constâncio à frente do Banco de Portugal, quando este terminar o seu 2.º mandato. Assim, o actual ministro das Finanças já não deverá fazer parte do próximo Governo, após as eleições.

Segundo o SOL apurou, o ministro das Finanças não aceitará fazer parte de um segundo Governo socialista, estando já acordado com o primeiro-ministro que poderá substituir Vítor Constâncio no Banco de Portugal quando este cessar funções, em 2011.

A saída do Governo em Outubro é um cenário com o qual Fernando Teixeira dos Santos já tem sido confrontado pelo seu círculo mais próximo de colaboradores e amigos. Apesar das tentativas efectuadas, não foi possível obter qualquer declaração do seu gabinete.

A concretizar-se a sua nomeação para o lugar – no início de 2011 ou até em 2010, falando-se na hipótese de uma saída antecipada a pedido do próprio Vítor Constâncio –, tal constituirá uma situação inédita, ou seja, a passagem directa de um ex-ministro das Finanças para o lugar de governador do Banco de Portugal.

Sol 2009.03.14

* * *

Trata-se, para nós, de vantagem e meia.

A vantagem inteira consiste em vermo-nos livres do actual governador que ninguém ainda hoje consegue saber o que tem estado a fazer no Banco de Portugal, tantas têm sido as falhas detectadas. Como se o lugar tenha estado vago.

A meia vantagem nasce da certeza de que nos livramos também do ministro. Certamente que o Banco de Portugal não beneficiará muito com a troca, mas, quand même, sempre será menos gravosa a sua actuação no BdeP do que no Governo, com pasta de tal influência.

...

2 comentários:

Ashera disse...

E quanto vai este Senhor Receber de Vencimento mensal?
E o Sr Constâncio quanto vai usufruir por se libertar de um cargo tão doloroso?

Ai meu amigo, trocas convenientes para os de sempre!

Beijos e abraços
Ashera

Ruvasa disse...

Viva, Lurdes!

Provavelmente mais do que será justo.

Beijos

Ruben