Os portugueses têm de salvar-se de si próprios, para salvarem Portugal

quinta-feira, 23 de dezembro de 2010

2742. "As manobras de Pinto da Costa"

Aqui está um livro de leitura obrigatória para amigos e inimigos de Jorge Nuno Pinto da Costa, sócios e adeptos do FC Porto e dos restantes clubes portugueses e, de modo geral, para todos quantos queiram encontrar, através de factos e situações efectivamente ocorridos e não de mera especulação ou interpretações dolosas, a real explicação de um sem número de nebulosas que acompanham o reinado de dirigente portista.

O livro, de mais de 310 páginas, é da autoria do jornalista free-lancer Marcos Alves, e editado pela Zebra publicações – Editorial Zebra.

Para se ter um primeiro vislumbre do que tem sido o reinado de PdaC, aqui fica relatada a mentirola e as manobras que a forjaram, acerca da data da fundação do clube. Tudo surgiu do complexo de inferioridade relativamente a Benfica e Sporting. O FC Porto do PDaC tinha, desse por onde desse, que ser mais antigo do que aqueles dois clubes de Lisboa.

Em 1893, foi fundado no Porto um clube denominado Foot-Ball Clube do Porto, projecto de Nicolau de Almeida. Por motivos vários, porém, em 1896, o fundador desistiu e o clube terminou a sua existência.

Dez anos mais tarde, em 1906, com Benfica (Fevereiro 1904) e Sporting (Julho 1906) já em pleno, José Monteiro da Costa funda o Foot-ball Club do Porto, designação que se encontrava já livre, em virtude da extinção do anterior, que nada tinha que ver com este de agora.

Pois bem, no reinado de PdaC, e por força do tal complexo, é criada uma comissão com o objectivo de estudar a verdadeira origem do FCP. E a comissão chega à conclusão que acima fica dita, ou seja, que o FCP foi fundado, realmente em 1906.

Porém, como, por um lado, isto não convinha aos propósitos pintistas e por outro, a História é História e não pode atraiçoada, timidamente a tal comissão, numa tentativa de salvar a face do mandante, leva à Assembleia-Geral esta proposta caricata, para a redacção do artº 1º dos Estatutos do clube:

“O Futebol Clube do Porto, pessoa colectiva de direito privado e de Utilidade Pública, foi instituído na cidade do Porto em 2 de Agosto de 1906, tendo iniciado a sua actividade em 1893”.

Ou seja, tal como a pescada, antes de o ser já o era.

De qualquer modo, tal redacção, não obstante completa deturpação da verdade, ainda não satisfazia o tal mandante, pelo que acabou por ser aprovado o seguinte:

“O Futebol Clube do Porto, pessoa colectiva de direito privado e de Utilidade Pública, foi instituído na cidade do Porto em 28 de Setembro de 1893, tendo iniciado imediatamente a sua actividade”.

Como se vê, se até na própria génese do clube a verdade foi atropelada, como é que alguém pode acreditar que, em outras circunstâncias – para mais menos detectáveis porque moldadas por detrás da cortina – não o tenha sido reiteradamente durante anos e anos?

Isto que aqui deixei é apenas uma pequena amostra. Obtenha o livro (menos de 17€) e saiba coisas de que jamais suspeitou e que, indelével e nada dignificantemente, marcam os últimos 30 anos do futebol português.

...

2 comentários:

Camilo disse...

Amigo Ruben,
Desejo-lhe um Feliz e Santo Natal.

Ruvasa disse...

Viva, Camilo"!

Obrigado e aí vai a retribuição.

Abraço

Ruben