Os portugueses têm de salvar-se de si próprios, para salvarem Portugal

quarta-feira, 25 de janeiro de 2012

2864. A descomunal fraude

F oi hoje dada a conhecer ao cidadão comum mais uma faceta deste belo rincão à beira-mar plantado.

Mais uma dúvida monstruosa, mais uma fraude gigantesca.

Desde Junho do ano passado até ao presente, portanto há sete meses, que andamos nisto. Não há semana alguma – uma que seja! – em que, vinda das profundezas das pantanosas águas em que nos movíamos, não venha à tona mais uma verdadeira dejecção de indignidade e ignomínia.

São dívidas e fraudes na Educação, são fraudes e dívidas na Justiça, são dívidas e fraudes na Saúde, são fraudes e dívidas na Banca, são dívidas e fraudes no Comércio, são fraudes e dívidas na Indústria, são… o diabo a sete de dívidas e fraudes por tudo quanto é sítio.

E são dívidas e fraudes de entidades públicas e fraudes e dívidas de entidades privadas. Não parece haver entidade ou actividade pública ou privada em Portugal que não se descubra estar minada de dívidas e fraudes.

E são dívidas e fraudes praticadas por pessoas colectivas e individuais, pessoas com responsabilidades ao nível do Estado e gente com responsabilidades a nível privado.

Tem sido um desfile de verdadeiros criminosos a nível, repito, oficial e particular, grupal ou individual.

Portugal é um susto! Mais do que um susto, Portugal é um horror!

E, por muito que haja sempre quem se queira pôr fora destes comportamentos do foro criminal, o que é certo é que, pelo caminho que as coisas levam, ninguém vai escapar ou, quem, porventura, acabe por escapar, imediatamente será erigido à condição de autêntica aberração.

A questão que se põe só pode ser uma: como foi possível chegar-se a uma tal situação?

E como é possível que, assistindo a todo este cortejo de infâmias, haja ainda gente inescrupulosa a atrever-se a exigências que não se contenham na de que tudo seja esclarecido, responsabilizando-se quem responsabilizado deve ser e congregando-se esforços no sentido de o mais rapidamente possível sairmos desta indignidade?

Portugal, a imensa fraude!

Que mais nos estará ainda reservado no fundo do cálice cujo fétido conteúdo vamos ter de sorver, queiramos ou não?

Adenda:
E nem sequer falei nas autarquias. Quantas câmaras estão falidas, quantas?

Sem comentários: