Os portugueses têm de salvar-se de si próprios, para salvarem Portugal

terça-feira, 17 de abril de 2007

1001. E a nora continua "à nora"...

Alegada prova com data posterior a certificado de habilitações

Independente à espera de Sócrates

Monica Contreras e Rosa Pedroso Lima

A UnI anunciou "declarações bombásticas" para hoje, mas, à última hora adiou a conferência de Imprensa até ao regresso de Sócrates de Marrocos. Entretanto, tornou-se pública a prova escrita de Inglês Técnico. Tem data posterior ao certificado de habilitações entregue à Câmara da Covilhã.

Andre Kosters/Lusa

Universidade adia conferência de imprensa para "obter novos dados académicos"

A actual direcção da Independente quer mesmo o primeiro-ministro na conferência de Imprensa onde vai revelar o resultado da investigação interna feita aos diplomas e certificados de habilitações passados pela universidade aos antigos alunos, entre os quais José Sócrates. O adiamento da conferência de Imprensa – anunciada para esta tarde e desmarcada por volta das 17h pela assessora de imprensa da Independente – é justificada pela dificuldade em ‘‘cruzar e em obter novos dados académicos’’ relativos aos antigos alunos, mas também pelo ‘‘compromisso assumido no convite ao senhor primeiro-ministro e ao ministro da Ciência e Ensino Superior para estarem presentes ou se fazerem representar’’. A ausência de resposta do Gabinete de José Sócrates é entendida pela relações públicas da instituição ‘‘pelo facto do primeiro-ministro se encontrar em Marrocos’’.

Os esclarecimentos dos actuais responsáveis da Independente surgem depois do aparecimento de um certificado de habilitações da Licenciatura de Sócrates, entregue na Câmara da Covilhã – onde o primeiro-ministro mantém um vínculo laboral. De acordo com este último certificado, Sócrates ter-se-ia licenciado a 8 de Agosto de 1996 e não a 8 de Setembro do mesmo ano (um domingo), como indicavam os primeiros documentos apresentados pelo ex-reitor Luis Arouca ao 'Público' e ao Expresso. Revela, ainda, divergências nas notas das cadeiras efectuadas, assim como na data de finalização do curso.

Além destas disparidades, a documentação enviada para a Covilhã é registada com a data de secretaria de 26/8/96 e num papel timbrado com um número de telefone com o indicativo 21 e um código postal da Universidade Independente de sete dígitos, alterações que só foram introduzidas anos depois da passagem de Sócrates pela Independente.

Hoje, vários jornais deram a conhecer uma alegada cópia de uma prova de Inglês Técnico realizada pelo primeiro-ministro. O texto está dactilografado e é acompanhado por uma fotocópia de um cartão impresso em nome do "secretário de Estado Adjunto do ministro do Ambiente" com o seguinte texto manuscrito: "o José Sócrates envia-lhe, como combinado, o texto da cadeira de Inglês Técnico. Receba com amizade do seu...". O teste, classificado com 15 valores, é aparentemente datado de 26 de Agosto de 1996, o que tornaria impossível a conclusão da Licenciatura em 8 de Agosto, como refere o certificado enviado à Covilhã. A confirmar-se a veracidade desta prova, volta a colocar-se como possível a data de domingo, 8 de Setembro, para a conclusão do curso.

Expresso online - 18:18 | terça-feira, 17 ABR 07
...

2 comentários:

Isabel Magalhães disse...

Se não fosse tão triste seria de rir à gargalhada!



um abraço.
I.

Ruvasa disse...

É verdade, Isabel, é verdade!

Vamos a ver é quem rirá por último.

Abraço

Ruben