Os portugueses têm de salvar-se de si próprios, para salvarem Portugal

sexta-feira, 8 de junho de 2007

1116. Alcochete, solução mais flexível

Augusto Mateus
Alcochete seria solução mais flexível

O coordenador do estudo sobre o ordenamento do futuro aeroporto da OTA, Augusto Mateus, afirmou que Alcochete seria uma solução mais flexível para a construção do futuro aeroporto, podendo entrar em funcionamento mais rapidamente


Numa entrevista publicada esta sexta-feira pelo Semanário Económico, o antigo ministro socialista da Economia disse que a carreira de tiro de Alcochete «pode vir a ser estudada», justificando que «tem dimensão mais do que suficiente para se fazer algo mais flexível (comparando com a Ota)» e «onde eventualmente poderá ser possível oferecer, antes de 2017, uma primeira alternativa».

Augusto Mateus, que está a coordenar um estudo sobre o ordenamento das actividades na envolvente do novo aeroporto de Lisboa, considerou «redutora» a decisão do Governo de só ter estudado a localização da futura infra-estrutura na Ota e em Rio Frio.

«Outras potenciais localizações, algumas de utilização militar, não foram estudadas e podem sê-lo facilmente. Podemos vir a descobrir que temos uma localização melhor que a Ota, que pode custar menos dinheiro, que permite fazer uma coisa mais flexível, faseada, com mais oportunidades de expansão em caso de sucesso total», salientou.

Augusto Mateus sublinhou que um estudo sobre novas localizações «não demoraria um ano», ao contrário do que o Governo tem referido, esclarecendo que a localização na Ota «tem um conjunto de limitações dimensionais» apesar de ser «possível fazer um bom aeroporto».


Ainda sobre a continuidade na elaboração de estudos sobre possíveis localizações do aeroporto, o antigo ministro de António Guterres disse que a nível político as pessoas estão «muito mais abertas do que demonstram publicamente no funcionamento das instituições».


Sobre o trabalho que está a fazer, o coordenador disse que «gostaria de estar a fazer um trabalho com dois ou três locais alternativos, para poder apresentar os aspectos mais positivos e negativos do ponto de vista do desenvolvimento económico e social e das opções de ordenamento do território».

Lusa/SOL online - 2007Jun08

...

* * *

Como único comentário, apenas esclareço que Augusto Mateus é, d h+a muitos anos a esta parte, um dos nomes mais proeminentes do PS.

...

Sem comentários: