Os portugueses têm de salvar-se de si próprios, para salvarem Portugal

segunda-feira, 18 de abril de 2011

2777. Alemães e finlandeses arrogam-se de direitos que não têm


Alemães e finlandeses arrogam-se de direitos que não têm

A atitude arrogante dos finlandeses – a que se acrescentam alguns afloramentos cretinos de alemães – é uma prova de que a tão falada coesão europeia não passa de um enorme bluff, de uma vergonhosa treta.

Embora tenham razões – e fortes – para estarem mais do que fartos de “sustentar pançudos preguiçosos”, não podem esquecer que aderiram ao Mercado Único, por inteiro. Para os benefícios daí colhidos, como para os prejuízos que possam resultar do passo que deram.

Depois, será forçoso que esses dois povos – por agora limito-me a estes – não esqueçam algumas coisas essenciais:

1. Ambos necessitaram já de apoio europeu – e bem forte.

A Alemanha quando, no tempo de um cavalheiro, Helmut Khöl, – não de uma pesporrente Frau de meia tigela – o país foi unificado e a riquíssima, democrática e outrora designada República Federal Alemã, teve que acolher no seu seio, os irmãos vindos do outro lado do muro, da República Democrática da Alemanha, comunizados, esfomeados, rotos e pedintes, entre eles a actual chanceler alemã, Frau Merkel, processo iniciado após o derrube do muro da Vergonha, em 1989.

Também a Finlândia por várias vezes ao longo da sua História, teve que receber apoio generalizado, com especial relevo no princípio de 1940, quando imensos fornecimentos de trigo e outros cereais lhe chegaram de todo o mundo ocidental, para que os finlandeses pudessem sobreviver não só à pressão nazi, como ao domínio soviético. E, nesse caso, não se tratou de um mero empréstimo, a pagar a juro mais ou menos elevado e em prazo mais ou menos alargado. Não. Foi mesmo uma dádiva, desinteressada, da comunidade internacional.

Poderá dizer-se que, em ambos os casos, se tratou de um apoio solidário para uma obra de enorme alcance social e humano. Não contestando isso, que é a realidade, não posso igualmente esquecer outras realidades que importa relembrar, para não caírem no olvido geral:

2. Nem Alemanha nem Finlândia sofreram os efeitos altamente perniciosos da adesão à UE, prejuízos que a União se comprometeu, desde cedo, a compensar, mas que, embora tendo-o feito em certa medida, fê-lo colhendo sempre maiores benefícios do que arcando com os prejuízos.

Refiro-me ao completo desmantelamento do tecido produtivo português, quer industrial, quer, principalmente agrícola. Hoje, não conseguimos sequer produzir o necessário para o pão-nosso de cada dia, como a nossa pequena indústria, com especial relevo para a têxtil que levou uma machada de morte por não ter sido ajudada, como devia ter sido, na concorrência com mercados em que os factores de produção são mínimos e, portanto, muito mais concorrenciais.

O caso da agricultura e a vergonha que foi e é a Política Agrícola Comum (PAC), que não atacou Alemanha ou Finlândia, mas destruiu toda a nossa já de si muito fraca agricultura, a benefício principalmente de Espanha e França, como todos os dias vemos nas visitas aos hipermercados.

Poderá ser contraposto que, para isso, recebemos subsídios. É verdade, mas eles destinaram-se as desmantelamento do tecido agrícola português e à compra dos produtos que o emprestantes estavam interessados em vender. E assim, por culpa de quem nos explorou, por responsabilidade de quem deixou que nos explorassem e por desleixo nosso, cigarras a cantar em Verão descuidado e mandrião, chegámos ao inverno do nosso profundo descontentamento.

Mas, se temos fundadas razões para estarmos fulos com a UE e “piursos” com “tedescos” e “suomis”, tal não nos alivia a consciência dos imensos pecados que andámos a cometer ao longo desta última década e meia, com relevo especial para os últimos sete anos, todos eles bem piores do que os que Job, como escravo, serviu Labão, pai de Raquel, a quem amava perdidamente e a quem – e só a ela – queria. E nós, a quem queríamos? Cerca de 30% dos portugueses queriam e, pelos vistos, continuam a querer, nesse seu amor cego e estupidificante, a um vilarista de primeira água que tudo emaranha a benefício próprio e dos familiares e amigos. E os restantes de nós?

De qualquer modo, por muitos erros que tenhamos cometido – e certamente cometemos, somos os primeiros a reconhecer e havemos de ser os primeiros a pretender redimi-los – tal facto não autoriza a que sejamos internacionalmente humilhados. Mesmo que pelos representantes ou uma qualquer parcela de povos que serão dos maiores contribuintes líquidos para da União Europeia.

Afinal, somos a nação europeia com as mais antigas e respeitadas fronteiras e o mundo moderno deve aos nossos antepassados muito do que hoje é, com virtudes e defeitos. Estou certo de que com mais daquelas do que destes. Exigimos, pois, respeito.

Até porque não estamos a pedir esmola alguma, como, em seu tempo, fizeram os finlandeses e até os alemães. Estamos, isso sim, a solicitar um empréstimo e algum tempo de mora, como ao que os alemães igualmente acederam, quando dele precisaram.

E esse empréstimo, estamos dispostos a honradamente o solver, ainda que a juros de verdadeira usura. Mas quem nelas se mete, delas tem de desenvencilhar-se.

É tudo isto que estes governante de meia tigela e ignorantes – característica apenas comparável à pesporrência e à arrogância que lhes impedem uma postura de decência e dignidade – não têm a coragem de responder com a mesma altivez com que somos miseravelmente agredidos, por nítida falta de força moral necessária para que o façam.

Para que o fizessem, precisavam de ser outra gente, cidadãos de outra postura, que infelizmente não são.


Ruben Valle Santos

Setúbal

18 Abril 2011


...

Sem comentários: